Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13878
Título: A educação financeira em cooperativas de crédito: o exemplo da CREDUNI, Paraíba
Autor(es): Silva, Verônica Vieira de Lima
Palavras-chave: Educação financeira
Orientação educacional
Finanças
CREDUNI
Data do documento: 7-Dez-2013
Resumo: O presente artigo trata sobre a educação financeira em cooperativas de crédito, tomando como referência o exemplo da CREDUNI, Paraíba. O interesse pelo tema surgiu por conta de nossa relação pessoal e profissional com a educação financeira como integrante do quadro de colaboradores dessa instituição há cinco anos, levando-nos a perceber uma crescente procura dos cooperados pela realização de empréstimos financeiros como forma de resolverem os problemas econômicos de seu dia a dia. Durante esse período, fizemos uma série de leituras e observações que, mais adiante, despertariam nosso entusiasmo pelo tema. Assim, surgiu um primeiro questionamento: Por que muitos dos cooperados que recebem seus salários em dia, não conseguem gerir sua vida financeira de forma planejada, evitando excessivos empréstimos e suas renegociações? Com essas incursões preliminares sentimo-nos instigados a analisar o Programa de Educação Financeira ofertado pela CREDUNI a fim de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos cooperados. Como base teórico-conceitual, elegemos as noções de educação financeira em seus aspectos históricos e conceituais, os quais foram relacionados com o material/documento da análise. De abordagem qualitativa, a pesquisa compreendeu as suas dimensões bibliográfica e documental. Para tanto, tomamos como base o documento proposto pela CREDUNI que trata sobre O Programa de Orientação Financeira Especializada a partir de uma entrevista realizada pela CREDUNI INFORMA (2009) com o presidente daquele período. Os resultados obtidos na investigação em tela mostraram que a falta de orientação educacional financeira parece contribuir para que elevado número de cooperados entrem num processo cada vez maior de endividamento, passando a afetar sua renda, levando-os, por sua vez, ao comprometimento de sua qualidade de vida. No entanto, por meio da retomada da aplicação de uma reeducação financeira acreditamos que as cooperativas de crédito podem contribuir no processo de formação mais consciente dos cooperados em gerir suas finanças.
Descrição: SILVA, V. V. de. L. A educação financeira em cooperativas de crédito: o exemplo da CREDUNI, Paraíba. 2013. 25f. Monografia (Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13878
Aparece nas coleções:I - GCC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -Verônica Vieira de Lima Silva.pdf581.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.