Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13879
Título: Tendências empreendedoras dos estudantes nos cursos de engenharia da UEPB/UFCG, em Campina Grande - PB
Autor(es): Dias, Téssio Alves da Silva
Palavras-chave: Empreendedorismo
Tendência empreendedora
Estudante de engenharia
Perfil empreendedor
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O atual mercado de trabalho demonstra-se cada vez mais competitivo, e para se destacar é essencial apresentar o perfil de empreendedor, promovendo a mudança e o desenvolvimento econômico. As características do empreendedor não ficam restritas apenas aos donos de empresas: cada vez mais está rompendo barreiras e atingindo uma parcela promissora para o ramo dos negócios. Este estudo teve como objetivo investigar a tendência empreendedora dos estudantes de engenharia da UEPB/ UFCG, em Campina Grande – PB. Para elaboração deste artigo utilizou-se pesquisas do tipo: exploratória, descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo; bem como, o método quantitativo. Os sujeitos da pesquisa foram 50 estudantes das duas instituições. O instrumento de pesquisa foi um questionário, adaptado de Durham, contendo 54 questões, distribuídas em cinco importantes tendências empreendedoras: “Necessidade de sucesso”, Autonomia/Independência”, “Tendência criativa”, “Assumir riscos” e “Impulso e Determinação”. Nos resultados, verificou-se que no teste TEG, houve predominância em “Impulso e determinação”, que ficou acima da média, apresentando assim, maior índice de concordância; as demais ficaram abaixo da média; destacando-se, por ordem de importância: “Propensão a riscos”; seguida de “Necessidade de sucesso” e “Necessidade de autonomia/independência’, que ficaram empatadas; e por último “Tendência criativa”.
Descrição: DIAS, T. A. da S. Tendências empreendedoras dos estudantes nos cursos de engenharia da UEPB/UFCG, em Campina Grande - PB. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13879
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Téssio Alves da Silva Dias.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.