Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13901
Título: Auditoria independente: um estudo sobre os bancos listados na Bovespa
Autor(es): Nascimento Júnior, Lademir do
Palavras-chave: Parecer pericial contábil
Bolsa de Valores
BM&FBovespa
Mercado acionário
Data do documento: 3-Jun-2017
Resumo: O presente trabalho se propôs analisar se os pareceres de Auditoria dos bancos listados na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) de alguma forma contribuem para a valorização de mercado destes respectivos bancos. Dessa forma, foi necessário analisar um total de cento e dez pareceres ao longo de cinco anos, bem como, calcular os índices de rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido e sobre o Ativo desses bancos. Também, foram analisadas as variações ocorridas nas negociadas das ações dos bancos em estudo na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Ainda para a realização desta pesquisa fez-se necessário buscar conhecimento através de livros e dos pareceres de Auditoria, de modo que, a presente pesquisa se classifica como documental, exploratória, e qualitativa. Depois de analisado detalhadamente todos os pareceres e de confronta-los com as oscilações das ações e com os índices de rentabilidade, nota-se que dos cento e dez pareceres em estudo, 90%, ou seja, noventa e nove desses pareceres foram emitidos sem nenhuma ressalva. Sete desses foram emitidos com ressalva; dois foram expressos com abstenção de opinião e dois desses pareceres não foram divulgados pelos seus respectivos bancos. Desses cento e dez pareceres em estudo, 65,4% ou seja, setenta e dois pareceres contribuíram para a valorização dos bancos em estudo ao longo dos cinco anos e 33,6% ou seja, trinta e sete destes pareceres emitidos levaram a redução nos lucros líquidos e nas ações destes bancos ao longo dos anos. Assim sendo, o parecer de auditoria emitido pelos bancos que possuem capital aberto no mercado de ações contribuem para sua valorização no mercado, assim como, influência os acionistas e futuros acionistas na tomada de decisão quanto a vende, reter ou comprar ações.
Descrição: NASCIMENTO JÚNIOR, L. Auditoria independente: um estudo sobre os bancos listados na Bovespa. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13901
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lademir do Nascimento Júnior.pdfPDF - Lademir do Nascimento Júnior1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.