Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13915
Título: A importância da utilização da demonstração dos fluxos de caixa: um estudo em uma franquia do comércio varejista no Cariri Paraibano no ano de 2011.
Autor(es): Silva, Elizane Soares da
Palavras-chave: Comércio varejista
Contabilidade no processo decisório
Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)
Data do documento: 10-Abr-2017
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar as vantagens do uso da Demonstração dos Fluxos de Caixa na gestão de uma franquia do comércio varejista no Cariri Paraibano. A (DFC) é um demonstrativo essencial a ser utilizado, pois auxilia os gestores a avaliarem a liquidez, a solvência e a flexibilidade financeira da empresa. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de se investigar na literatura as discussões em torno da utilidade e benefícios proporcionados por esse demonstrativo. Realizou-se ainda, um estudo de caso, através de pesquisa documental, a qual foi coletada os dados da empresa em estudo através do livro caixa. Em relação à análise dos resultados foi utilizado o método da estatística descritiva. Foi realizada a análise vertical dos dados ao longo de doze meses do ano de 2011 com o intuito de analisar individualmente o comportamento das variáveis que influenciavam no resultado da empresa. Foi elaborado também a DFC do ano de 2011, onde se tornou possível realizar a comparação com o resultado obtido através do livro caixa. Como resultado a pesquisa demonstrou através das análises, que o valor dos saldos gerados pela DFC apresenta a realidade financeira da empresa no período analisado, enquanto tomando como base o livro caixa, a realidade fica distorcida, pois, este meio considera os saldos de períodos anteriores que são somados aos saldos do período e assim sucessivamente. Após a análise pode-se evidenciar o alto poder informacional quanto à utilização da DFC, demonstrando uma visão mais detalhada do fluxo financeiro da empresa, gerando informações relevantes aos gestores sobre recebimentos e pagamentos ocorridos durante um determinado período. É um demonstrativo essencial a ser utilizado, na correta tomada de decisões.
Descrição: SILVA, E. S. A importância da utilização da demonstração dos fluxos de caixa: um estudo em uma franquia do comércio varejista no Cariri Paraibano no ano de 2011. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13915
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizane Soares da Silva.pdfPDF - Elizane Soares da Silva14.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.