Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13925
Título: Um estudo sobre a utilização do capital de giro nas empresas varejistas de produtos alimentícios da cidade de Montero – PB.
Autor(es): Souza, Clara Fernanda de
Palavras-chave: Informações contábeis
Capital de giro
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho aborda a importância do capital de giro para as entidades e tem por objetivo verificar se as empresas varejistas de produtos alimentícios do município de Monteiro-PB estão utilizando capital de giro para um melhor gerenciamento dos seus negócios. Foi utilizado o método indutivo e tiveram-se como procedimentos metodológicos a aplicação de um questionário com perguntas objetivas e outras subjetivas, utilizando ainda a tipologia descritiva, bibliográfica e quantitativa. A população foi de 85 empresas do ramo varejistas de produtos alimentícios com base nos dados da secretaria de finanças do município, obtendo-se uma amostra por conveniência de 40 respondentes. Na análise dos dados, verificou-se que a grande maioria das empresas utiliza o capital de giro, no entanto o problema está na administração e controle dos componentes do mesmo, especificamente no controle do caixa, no controle estoque e o no controle de contas a receber, pois boa parte desse controle é feito superficialmente e de forma manual, dificultando a identificação das possíveis falhas, verificando-se que existe a necessidade de maior utilização dos sistemas informatizados para aprimorar a gestão dos seus negócios.
Descrição: SOUZA, C. F. Um estudo sobre a utilização do capital de giro nas empresas varejistas de produtos alimentícios da cidade de Montero – PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13925
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clara Fernanda de Souza.pdfPDF - Clara Fernanda de Souza1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.