Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13926
Título: O uso de tecnologias na sala de aula: reflexões sobre o software régua e compasso.
Autor(es): Melo, Gilmária de Sousa
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Software Régua e Compasso
Ensino de geometria
Data do documento: 18-Nov-2011
Resumo: O presente estudo traz uma discussão acerca do Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na sala de aula de Matemática. De acordo com vários Teóricos observamos que estas trouxeram grande impacto sobre a Educação criando novas formas de aprendizado, e com isso novas relações entre professor e aluno. Diante disso pretendemos mostrar e analisar a importância e os benefícios que o Uso das TIC em sala de aula traz á educação. Trata-se, portanto de um estudo que tem como objetivo explorar métodos e ferramentas tecnológicas que facilitem o ensino e aprendizagem da matemática na sala de aula. Além de trazermos reflexões sobre a potencialidade da aprendizagem em matemática através dos recursos tecnológicos, mais especificamente com o auxilio do software dinâmico e educativo, Régua e Compasso. Pesquisas revelam um grande desinteresse dos alunos do Ensino Fundamental em relação ao campo da Geometria, resultado este que pode ser ocasionado principalmente pela forma como conceitos estão sendo trabalhados em sala de aula. Com base neste quadro acreditamos que uma das possibilidades para o ensino de Matemática, em especial da geometria, é a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula, onde há programas de computadores (softwares) nos quais os alunos podem explorar e construir diferentes conceitos matemáticos. Como foco de analise para este TCC, optamos por um estudo de caso, em uma turma do 6º ano de uma escola privada da cidade de Monteiro no Estado da Paraíba.
Descrição: MELO, G. S. O uso de tecnologias na sala de aula: reflexões sobre o software régua e compasso. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13926
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmária de Sousa Melo.pdfPDF - Gilmária de Sousa Melo17.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.