Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13928
Título: O uso de tecnologias no ensino de estatística: uma análise de correlação e regressão
Autor(es): Bezerra, Éderson da Silva
Palavras-chave: Ensino de estatística
Correlação estatística
Regressão estatística
Tecnologia digital
Data do documento: 1-Jul-2017
Resumo: O objetivo deste trabalho foi contribuir para o Ensino de Estatística fazendo uso do Excel no estudo de Correlação e Regressão. As aplicações estatísticas fazendo uso de tecnologias podem ser inseridas e adaptadas a qualquer nível de ensino, permitindo o tratamento de temas diversos de interesse dos alunos, dando-lhes a autonomia de escolha e decisão, exercitando o questionamento, a argumentação e a reflexão, que constituem as capacidades essenciais para a formação plena do indivíduo para o exercício da sua cidadania crítica e reflexiva. A presente pesquisa tem caráter bibliográfico e traz uma alternativa de como aprender Correlação e Regressão, tendo o computador como aliado e desencadeador da aprendizagem. Verificamos que o ensino de Regressão e Correlação fazendo uso do Excel, proporciona autonomia nos alunos de determinar os resultados que o computador lhe passa, mas para isso, eles precisam estar conscientes do que estão buscando, saber analisar os resultados obtidos e utilizá-los em suas interpretações, o que subentende a existência de conhecimentos prévios, discernimento e compreensão sobre o conteúdo que está sendo abordado.
Descrição: BEZERRA, É. S. O uso de tecnologias no ensino de estatística: uma análise de correlação e regressão. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13928
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Éderson da Silva Bezerra.pdfPDF - Éderson da Silva Bezerra1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.