Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13931
Título: Um estudo comparado das noções de loucura nas obras El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha Miguel de Cervantes Saavedra e O Elogio da Loucura (Encomium Moriae) Erasmo de Roterdam
Autor(es): Andrade, Valdirene Sabino de
Palavras-chave: Literatura e Loucura
Religiosidade medieval
Sociedade do século XVII
Data do documento: 30-Jul-2017
Resumo: Trabalharemos neste estudo com as obras O Elogio da Loucura de Erasmo de Roterdam, escrita em 1509 e publicada em 1511, e El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha, escrita em duas partes pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra. A obra possui 126 capítulos sendo a primeira parte publicada em 1605 e sua segunda parte publicada em 1615. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento, nos utilizamos, em El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha, da pesquisa bibliográfica voltada para critérios literários, culturais e sociais próprios da sociedade do século XVII, com a ajuda de textos perceptivos de Bakhtin (1987) e Unamuno (1958). No que diz respeito a O Elogio da Loucura foi feita uma pesquisa explicativa direcionada ao universo intrínseco da obra, para poder compreendê-la sob o seu próprio contexto histórico, literário e social, baseada em algumas fontes teóricas, com a visão dos filósofos citados. A metodologia utilizada teve como ponto de partida estudos comparativo das obras no que se refere à loucura, bem como leituras de obras sobre a idéia que se tem do santo e do profano, sem deixar de citar novelas. Neste sentido, o objetivo desse trabalho é o de realizar uma comparação entre duas concepções do que seja a loucura. Primeiro, representada pelo cavaleiro da triste figura, visto sob um enfoque boêmio e, de certa forma até infantil, demonstrando que, a loucura nos completa como ser humano e não só nos destrói. Segundo, a loucura criticando a Igreja Medieval da época de Roterdam, tendo a ganância como fator principal. Observamos assim a loucura como algo que pode transformar tanto a personalidade individual, como social.
Descrição: ANDRADE, V. S. Um estudo comparado das noções de loucura nas obras El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha Miguel de Cervantes Saavedra e O Elogio da Loucura (Encomium Moriae) Erasmo de Roterdam. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13931
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdirene Sabino de Andrade.pdfPDF - Valdirene Sabino de Andrade606.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.