Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Luzia Mirian Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-08-18T17:37:15Z-
dc.date.available2017-08-18T17:37:15Z-
dc.date.issued2017-08-14-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13940-
dc.descriptionSOUSA, L. M. F. Educação e literatura: diálogo entre Paulo Freire e Miguel de Unamuno. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo pretende averiguar de que forma Paulo Freire e Miguel de Unamuno contribuem para a reflexão sobre o papel social da educação e a literatura. Visando de forma geral refletir sobre o papel que a educação e a literatura desempenham no processo de emancipação do sujeito. Também é objetivo desta pesquisa pensar a prática pedagógica como caminho para a libertação da consciência manipulada; bem como refletir sobre a postura do professor e sua importância como agente do processo de formação social do educando. No que se refere à metodologia aplicada no desenvolvimento desta pesquisa, conta-se com a revisão bibliográfica. Quanto ao suporte teórico que embasará o estudo, se contará com quatro obras do escritor brasileiro Paulo Freire, a saber: Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Tolerância, Pedagogia do Oprimido e Educação como prática de Liberdade. As quais servirão também de base teórica para a análise e interpretação sobre a novela do escritor espanhol Miguel de Unamuno - Amor y Pedagogia e o conto El Maestro de Carrasqueda, do mesmo autor. A partir das obras de Freire, serão apresentados os seguintes conceitos: O despertar da curiosidade crítica; a ação opressora da sociedade sobre os marginalizados, do ponto de vista externo e interno; e o papel social da educação no processo de emancipação do sujeito. Por meio das obras literárias de Unamuno, serão abordados os conceitos de prática pedagógica; a postura do professor, bem como educação e libertação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCristiane Agnes Stolet Correiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectMiguel de Unamunopt_BR
dc.titleEducação e literatura: diálogo entre Paulo Freire e Miguel de Unamunopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luzia Mirian Ferreira de Sousa.pdfPDF - Luzia Mirian Ferreira de Sousa909.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.