Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13940
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Luzia Mirian Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-18T17:37:15Z | - |
dc.date.available | 2017-08-18T17:37:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13940 | - |
dc.description | SOUSA, L. M. F. Educação e literatura: diálogo entre Paulo Freire e Miguel de Unamuno. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende averiguar de que forma Paulo Freire e Miguel de Unamuno contribuem para a reflexão sobre o papel social da educação e a literatura. Visando de forma geral refletir sobre o papel que a educação e a literatura desempenham no processo de emancipação do sujeito. Também é objetivo desta pesquisa pensar a prática pedagógica como caminho para a libertação da consciência manipulada; bem como refletir sobre a postura do professor e sua importância como agente do processo de formação social do educando. No que se refere à metodologia aplicada no desenvolvimento desta pesquisa, conta-se com a revisão bibliográfica. Quanto ao suporte teórico que embasará o estudo, se contará com quatro obras do escritor brasileiro Paulo Freire, a saber: Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Tolerância, Pedagogia do Oprimido e Educação como prática de Liberdade. As quais servirão também de base teórica para a análise e interpretação sobre a novela do escritor espanhol Miguel de Unamuno - Amor y Pedagogia e o conto El Maestro de Carrasqueda, do mesmo autor. A partir das obras de Freire, serão apresentados os seguintes conceitos: O despertar da curiosidade crítica; a ação opressora da sociedade sobre os marginalizados, do ponto de vista externo e interno; e o papel social da educação no processo de emancipação do sujeito. Por meio das obras literárias de Unamuno, serão abordados os conceitos de prática pedagógica; a postura do professor, bem como educação e libertação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Cristiane Agnes Stolet Correia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Miguel de Unamuno | pt_BR |
dc.title | Educação e literatura: diálogo entre Paulo Freire e Miguel de Unamuno | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luzia Mirian Ferreira de Sousa.pdf | PDF - Luzia Mirian Ferreira de Sousa | 909.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.