Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13957
Título: A percepção dos contadores da cidade Monteiro – PB sobre a NBC TG 1000 (R1) – contabilidade para pequenas e médias empresas e seus potenciais reflexos no processo de gestão no ano de 2017.
Autor(es): Siqueira, Maria Bruna da Silva
Palavras-chave: Pequenas e Médias empresas
Legislação contábil
Contabilidade empresarial
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos contadores da cidade de Monteiro/PB sobre a NBC TG 1000(R1) - Contabilidade das Pequenas e Médias Empresa e os seus potenciais reflexos no processo de gestão no ano de 2017. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, conduzida por meio de uma análise bibliográfica e de um levantamento aplicado aos profissionais de contabilidade do município. Após realizada a pesquisa, os estudos revelaram um percentual significativo de profissionais que desconhece normas, interpretações e comunicados técnicos de forma convergente com as Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo IASB e ainda foi detectado o mesmo percentual com relação ao conhecimento do conteúdo que a norma apresenta, percentuais esses preocupantes, pois a norma foi editada através da Resolução nº 1.255/09 com vigência desde 1º de janeiro de 2010, aprovando mudanças expressivas na área de Pequenas e Médias Empresas na qual adentra num contexto do processo de convergência da contabilidade brasileira ao modelo internacional iniciado com as empresas de capital aberto ou de grande porte. Ressalta-se que esses valores podem ser justificados pela grande maioria dos profissionais pesquisados não participarem de capacitações voltada para a referida norma, e consequentemente, tornando-se assim um profissional desatualizado frente a um cenário cada vez mais competitivo. Ressaltase com relação aos reflexos positivos no processo de gestão, a maioria dos respondentes afirmaram que adquiriram esse conhecimento através da norma NBC TG 1000 (R1)), vale salientar que um resultado meio contraditório, pois como já mencionado acima a maior parte desconhecem à adequação das exigências da referida norma aplicada as pequenas e médias empresa. Por fim percebeu-se, um percentual significativo de profissionais que desconhecem quais empresas são abrangidas segundo a NBC TG 1000 (R1), mostrando-se um fragilidade de conhecimento ligado a legislação específica para as pequenas e médias empresas de maneira geral.
Descrição: SIQUEIRA, M. B. S. A percepção dos contadores da cidade Monteiro – PB sobre a NBC TG 1000 (R1) – contabilidade para pequenas e médias empresas e seus potenciais reflexos no processo de gestão no ano de 2017. 2017. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13957
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Bruna da Silva Siqueira.pdfPDF - Maria Bruna da Silva Siqueira7.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.