Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1396
Título: As multidefinições do conceito de Entropia: visão termodinâmica e estática
Autor(es): França Filho, Luiz Rufino de
Palavras-chave: Entropia
Conceito de entropia
Multidefinições
Ensino de Física
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: O conceito de Entropia está presente em vários ramos da ciência e foi primeiramente definido pelo engenheiro Sadi Carnot na revolução industrial, na busca por máquinas térmicas mais eficazes, daí então, sendo estudada por vários outros estudiosos. Neste trabalho realizamos uma investigação sobre como está sendo apresentado o conceito de entropia em alguns livros de Física do Ensino Médio e Superior, observando sua definição na íntegra. Fizemos uma abordagem critico-histórica da forma como está exposto nos livros didáticos. Observamos que este conceito é aplicado em outras áreas da ciência tornando-o classificado como de multidefinições. Apresentamos o conceito de entropia generalizada que viola o conceito de aditividade, um dos postulados da entropia, bem como o que é não extensividade na termodinâmica. Observamos a metodologia utilizada por alguns docentes das escolas abrangidas pela pesquisa. A metodologia desse trabalho inicia-se por pesquisas bibliográficas que abordam a história e o conceito de entropia. Citamos como fontes importantes da pesquisa: livros, artigos, periódicos, etc.. Num segundo momento, analisamos os livros de Física adotados pelas escolas pesquisadas, que em geral, são os mais usados em escolas públicas e universidades do estado da Paraíba, nos atentando em averiguar como tais bibliografias definem o conceito de entropia. Por conseguinte, fizemos uma pesquisa com professores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas, onde foram feitas indagações sobre a definição do conceito de entropia, metodologia utilizada pelo professor em relação a esse conteúdo, e a aplicação em outras áreas do conhecimento. Vimos que os livros não dão respaldo suficiente a este conceito. Ao nível básico, o conceito de entropia é pouco discutido e até mesmo em alguns casos, não é nem mesmo mencionado. A pesquisa mostrou que a escolaridade dos professores está mudando, atualmente as escolas possuem em seu quadro de docentes mais professores com nível superior, o que torna preocupantes o fato deles possuírem pouca familiaridade com o conceito de entropia. Será que a formação das licenciaturas em Física está pecando na sua formação básica? Enfim, é necessário promover maior atenção sobre o conceito de entropia tanto no Ensino Médio quanto no Superior, como também discuti-lo mais profundamente. Diante desta problemática, torna-se importante conscientizar os professores para que se faça uma boa discussão sobre o tema, até mesmo promovendo minicursos para os mesmos com a intenção de mostrar a importância fundamental desse conceito.
Descrição: FRANÇA FILHO, L. R. de. As multidefinições do conceito de Entropia: visão termodinâmica e estatística. 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1396
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Rufino de França Filho.pdf13.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.