Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13960
Título: Perfil dos consumidores de carne e ovo de galinha caipira em Catolé do Rocha - Paraíba
Autor(es): Lima, Antonio Marcos de
Palavras-chave: Aceitação
Sabor
Diferença nutricional
Data do documento: 16-Ago-2017
Resumo: A agricultura familiar é responsável pela condução da avicultura alternativa na maioria das propriedades em que esta atividade é realizada, por sua vez, fornece renda através da comercialização da carne e ovo e são utilizados como complementos alimentares por vários consumidores. O objetivo deste estudo foi definir o perfil dos consumidores de produtos originários da avicultura alternativa no município de Catolé do Rocha – Paraíba. O método utilizado para coletar dados foi através de um questionário contendo 9 questões objetivas, submetidas a 100 pessoas, as entrevistas foram realizadas no Câmpus IV da UEPB, feira livre, mercado municipal e no bairro Natanael Maia. Após coleta dos dados, estes foram tabulados e os resultados expressos em percentagem. Em relação ao gênero 54% dos entrevistados são do sexo masculino e 46% do sexo feminino, 45% com “ensino fundamental incompleto” com renda de um salário mínimo o que representou 48%. Quanto àqueles que acreditam na diferença nutricional, entre carne da galinha caipira quando comparada com a convencional, representaram em 91% dos entrevistados. Quando questionados sobre a frequência de consumo da carne 29% responderam “raramente ou nunca” e 27% duas vezes ou mais por semana; 29% disseram que compram o ovo caipira em “feira-livre”. Quanto à preferência na aquisição da carne de galinha caipira 52% prefere “abatida e tratada”. Verificou-se que o “sabor” é a característica da carne que satisfaz a 75% e do ovo a 70% dos entrevistados. Quando questionados sobre a existência de receio em consumir a carne e ovo caipira, 70% e 63% confirmaram que sim, respectivamente, principalmente por não saber a origem dos produtos. Quando avaliou o nível de qualidade da carne e ovo de galinha caipira na opinião dos entrevistados, verificou-se que a alternativa “boa” foi a que se destacou diante das demais, com 49% e 47% para a carne e ovo de galinha caipira, respectivamente. Constatou-se que a maioria das pessoas indagadas acredita na diferença nutricional entre os produtos originários da avicultura alternativa quando comparados com o convencional e o valor cobrado para a aquisição da carne de galinha caipira é uma das principais razões para a inconstância no consumo da mesma.
Descrição: LIMA, A. M. de. Perfil dos consumidores de carne e ovo de galinha caipira em Catolé do Rocha - Paraíba. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13960
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Marcos de Lima.pdf855.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.