Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13962
Título: Crescimento da berinjela (Solanum melongena L.) em função do uso de águas salinas e fertilizantes orgânicos.
Autor(es): Oliveira, Roseane Rodrigues de
Palavras-chave: Estresse salino
Fertilização alternativa
Berinjela
Data do documento: 16-Ago-2017
Resumo: A cultura da berinjela (Solanum melongena L.) é umas das principais olerículas cultivadas em todo o Brasil, devido a seus valores nutricionais e diversas adaptações na culinária e na medicina alternativa. Nos últimos anos, no Brasil teve um aumento considerado no consumo de berinjela por seus tratamentos alternativos (prevenção do diabetes, diminuir colesterol, inflamação de rins), saudáveis, naturais e de baixo custo. As principais formas de uso da solanum melongena L. são uso in natural, a granel, sem refrigeração, e extrato seco na forma. de cápsulas. A produção da berinjela e resistência genética a importantes doenças forjicas. Assim, objetivou-se avaliar o crescimento de plantas de berinjela sob ação de diferentes níveis de água salina e aplicação de diferentes tipos de fertilizantes orgânicos. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (5x4) com três repetições, totalizando 60 unidades experimentais; os tratamentos consistiram da combinação de cinco níveis de água salina (0,8; 2; 4; 6 e 8 dS m-1), e quatro tipos de fertilizantes orgânicos (T)-Testemunha, (UV)- urina de vaca, (BCF) – biofertilizante a base de cascas de frutas e (HL) Húmus líquido . Foram estudadas as variáveis de crescimento altura da planta (AP), diâmetro do caule (DC) e número de folhas (NF) aos 20, 35, 50, 65 e 80 dias após o semeio (DAS). Os níveis de água salina influenciaram significativamente, todas as variáveis analisadas, onde predominantemente os níveis mais elevados inibiram as características de crescimento das plantas de berinjela. Já em relação aos tipos de fertilizantes orgânicos aplicados, constatou-se influência positiva dos fertilizantes a base de urina de vaca e a base de casca de frutas proporcionado maiores valores de crescimento.
Descrição: OLIVEIRA, R. R. de. Crescimento da berinjela (Solanum melongena L.) em função do uso de águas salinas e fertilizantes orgânicos. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13962
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roseane Rodrigues de Oliveira.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.