Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13964
Título: Levantamento de plantas tóxicas em áreas de pastejo no município de Catolé do Rocha - PB
Autor(es): Silva, Berenice Jamile da
Palavras-chave: Pastagem
Espécies
Intoxicação de animais
Data do documento: 16-Ago-2017
Resumo: As pastagens são consideradas um dos maiores e mais importantes ecossistemas do Brasil. Coexistem de forma espontânea com as forrageiras implantadas, espécies consideradas indesejáveis por competirem com as forrageiras ou por terem propriedades tóxicas. Diante disso, objetivou-se com esse estudo, identificar a ocorrência de plantas tóxicas em áreas de pastejo no município de Catolé do Rocha - PB. A pesquisa foi realizada através de entrevistas, em dez propriedades. O questionário possuía trinta perguntas com dois pontos a serem considerados: Caracterização do entrevistado e da propriedade. Os resultados mostraram que 100% dos entrevistados são do sexo masculino, com faixa etária de 50 a 67 anos e nível de escolaridade variando do fundamental ao superior incompleto, podendo-se destacar apenas um dos produtores com maior nível escolar. Em relação ao sistema de criação, em 100% das propriedades é extensivo. Em 80% das propriedades visitadas existem plantas tóxicas na pastagem, as quais foram identificadas como: salsa (Ipomoea asarifolia L.), tingui (Mascagnia rigida Griseb), angico (Anadenanthera colubrina Var. Cebil), Dedal de dama (Allamanda cathartica L. Syn) e Nim ( Azadirachta indica A. Juss). Para os entrevistados uma planta tóxica seria uma espécie que quando consumida pelo animal ele adoece e pode até vir a óbito. Quando são diagnosticados deve-se aplicar um medicamento antitóxico a esses animais. Ficou comprovada a ocorrência de plantas tóxicas nas pastagens e propriedades visitadas no Município de Catolé do Rocha. A Convolvulaceae - Ipomoea asarifolia L. conhecida usualmente por salsa é a espécie de maior ocorrência no município. Trabalhos de diagnósticos de ocorrências de plantas tóxicas e intoxicação de animais por estas são limitados para a Região Nordeste, sendo necessário assim o investimento em mais pesquisas nesse sentido.
Descrição: SILVA, B. J. da. Levantamento de plantas tóxicas em áreas de pastejo no município de Catolé do Rocha - PB. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13964
ISSN: CDD 636.08
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Berenice Jamile da Silva.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.