Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13974
Título: Variação espaço-temporal do banco de sementes do solo em áreas pastejadas por ruminantes no semiárido paraibano
Autor(es): Santos, Jaqueline Pereira dos
Palavras-chave: Diversidade
Germinação
Pastejo
Data do documento: 18-Ago-2017
Resumo: O conhecimento da densidade e composição florística do banco de sementes na caatinga é um instrumento primordial para identificar a riqueza das espécies e sua regeneração no bioma após uso pela pecuária extensiva ou distúrbios antrópicos. Diante do exposto, o objetivo desse estudo foi avaliar a variação espaço-temporal do banco de sementes do solo duas áreas do semiárido paraibano sob pastejo de ruminantes, tendo em vista responder os seguintes questionamentos: Existe diferença quanto ao tempo de germinação entre as áreas avaliadas? A riqueza de espécies e a densidade de germinantes diferem entre as áreas pastejadas por bovinos e ovinocaprinos? O trabalho foi conduzido no Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba, em Catolé do Rocha, PB. Foram coletadas 10 amostras de solo, cinco em cada área com moldura de ferro vazado de 0,30x 0,30m e 2,0cm de profundidade nos anos de 2015 e 2016. Após a coleta os solos foram distribuídos em bandejas plásticas de 0,33m×0,24m, mantidas sempre úmidas para possibilitar a germinação. Os índices avaliados foram curva de emergência, densidade total (DT), densidade absoluta (DA), densidade relativa (DR), diversidade de Shannon e Wiener (H’, nats/ind) e Índice de Equabilidade de Pielou (J’). No experimento de 2015, 333 indivíduos germinaram nos solos pastejados por bovino e 465 ovinocaprino, correspondendo a densidades de 740 e 1.033 sem/m2. Já em 2016 foi registrado um total de 504 indivíduos sendo 237 em solo sob pastejo de bovinos e 267 em solo sob pastejo de ovinocaprinos, sendo que ao final da quinta semana de experimento 97% das sementes já haviam germinado nos solos sob pastejo bovino e ovinocaprinos, em ambos os experimentos. Os índices de H’ em 2015 mostram que as áreas sob pastejo bovino e ovinocaprino possuem diversidade mediana 2, 056 e 2, 618 nats/indivíduo. Já em 2016 os índices de H’ mostram uma baixa diversidade 1,02 e 1,13 nats/indivíduo. Os índices de J’ apresentaram valores baixos em ambas às áreas de estudo e anos de avaliação, Estudos envolvendo a dinâmica temporal do banco de sementes, associado às variações pluviométricas e a forma de uso pela atividade pecuária são necessárias para melhor entendimento da estrutura e funcionamento das comunidades vegetais. O tipo de ruminantes em pastejo interfere na densidade de germinantes nas áreas avaliadas.
Descrição: SANTOS, J. P. dos. Variação espaço-temporal do banco de sementes do solo em áreas pastejadas por ruminantes no semiárido paraibano. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13974
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaqueline Pereira dos Santos.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.