Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1398
Título: A desigualdade de Bell e a localidade na mecânica quântica
Autor(es): Morais, Maria do Bonsucesso Pereira
Palavras-chave: Mecânica Quântica
Emaranhamento
Localidade
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Iniciamos uma introdução a Mecânica Quântica, discutindo seu surgimento e como a mesma foi aceita pela comunidade científica da época. Depois abordamos alguns conceitos que serviram de base para sua construção, diante de problemas que a Mecânica Clássica não conseguia explicar satisfatoriamente, como o problema da Catástrofe do Ultravioleta, o Efeito Fotoelétrico, entre outros, discutimos também as soluções desses problemas usando a ideia de quantização de energia proposta por Planck, para a Catástrofe ultravioleta e a ideia de fótons proposta por Einstein para explicação do Efeito Fotoelétrico, a qual ele recebeu um Nobel. Estudamos também, a interação entre matéria e radiação através do efeito Compton, explicando que a luz não pode ser tratada somente como um modelo ondulatório, tratando que a matéria tem natureza dual. Tratamos também, alguns dos aspectos quânticos mais intrigantes que se contrapõem a Mecânica Clássica, como o problema da medição, a qual Einstein não concordava e introduzira uma teoria para tal, mostrando que a teoria quântica é incompleta, além do emaranhamento de estados. Realçamos a distinção entre a Teoria Ortodoxa, através da interpretação de Copenhague, rompendo com o determinismo no processo de medição e a Teoria realista amplamente defendida por Einstein para o problema, apontado características para tornar a teoria quântica incompleta e local. Por fim, discutimos como Bell propôs uma desigualdade que viesse a definir os aspectos de determinismo e localidade da teoria, derrubando assim a possibilidade da teoria quântica ser local.
Descrição: MORAIS, M. do B. P. A desigualdade de Bell e a localidade na mecânica quântica. 2012. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1398
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Bonsucesso Pereira Morais.pdf7.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.