Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13984
Título: A contribuição do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA para o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos no campo
Autor(es): Sales, Ana Paula da Silva
Palavras-chave: PRONERA
Educação de Jovens e Adultos
Educação do Campo
Data do documento: 2017
Resumo: Este estudo constitui-se em uma reflexão sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, com enfoque para Educação de Jovens e Adultos no campo. Visa investigar a contribuição do Programa, para o fortalecimento da EJA no campo, evidenciando os elementos que prejudicam a oferta desse ensino. Tem como principal objetivo refletir sobre a contribuição do PRONERA para a construção de Política Pública da Educação de Jovens e Adultos do e no campo. Assim, para fundamentar teoricamente nossas reflexões, recorremos aos autores como Santos (2010), Silva (2010), Martins (2015), dentre outros; bem como nos pautamos pela leitura de documentos oficiais que versam sobre o Programa, tais como os Manuais de Operações (2004, 2011 e 2014) e dados publicados na página do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. Para atingir aos objetivos previstos neste estudo, fizemos uso da metodologia qualitativa de pesquisa, por meio de uma pesquisa bibliográfica complementada com por entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontam que o PRONERA contribuiu de forma efetiva na implementação de políticas públicas que favoreceram ao camponês, ampliando o acesso aos diretos básicos de cidadania que aos mesmos foram negados historicamente.
Descrição: SALES, A. P. da S. A contribuição do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA para o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos no campo. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13984
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula da Silva Sales.pdfAna Paula da Silva Sales2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.