Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13986
Título: A lapinha como folguedo popular em Dona Inês/PB - um olhar geográfico cultural
Autor(es): Silva, Edson Felipe Pereira da
Palavras-chave: Lapinha
Folguedo Popular
Geografia Cultural
Data do documento: 2017
Resumo: O fenômeno cultural aporta como um forte agente modificador do espaço. Nessa perspectiva, a cultura de um grupo representa sua identidade gerando marcas que serão impressas na paisagem e perpetuadas por gerações. Seguindo a linha da fenomenologia, o trabalho a seguir fará uma análise do Folguedo Popular denominado Lapinha, a partir de um olhar geográfico cultural, considerando-a como manifestação presente no cenário cultural do Município de Dona Inês/PB, sendo parte integrante da história de seu povo, tendo em vista o elo existente entre o sujeito e o ambiente em que vive, construída no espaço social. A área da pesquisa está localizada na Mesorregião do Agreste paraibano, mais especificamente na Microrregião do Curimataú Oriental, possui uma extensão territorial de 166,170 km2, sendo de 10.419 o número estimado de habitantes em 2016. Dando importância às relações culturais do lugar, o intuito da pesquisa é fomentar meios de facilitar a ampliação, divulgação dessa cultura, e por consequência, o fortalecimento da identidade local. A bibliografia pertinente ao tema envolve autores como HAESBAERT (1999), CORRÊA; ROSENDAHL (1999, 2001, 2007), CLAVAL (2007), BEZERRA; LEMOS (2013), SOUZA (2015), entre outros. A metodologia estará centrada na observação participante, bem como na aplicação de entrevistas estruturadas. Desse modo, partiremos das experiências dos próprios moradores, por meio de seus relatos, análises e interpretações, bem como, das vivências do próprio autor que, desde a infância, teve contato direto com a Lapinha, tendo sua família uma ligação muito forte com o folguedo, ainda, por sua experiência de trabalho no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que o oportunizou à idealização do resgate dessa cultura durante três anos, igualmente, pelo anseio de se encontrar meios de facilitar a conservação dessa cultura para a posteridade. Assim, consideraremos o espaço como lugar das relações culturais e da identidade territorial e discutiremos as origens e fundamentos da Lapinha. Apresentaremos os resultados e discussões que nos darão conhecimento sobre a propagação dessa cultura, o seu lugar nas sagradas e festivas noites de Natal vividas em tempos passados, a dinâmica da Lapinha, suas curiosidades e particularidades, mostraremos a experiência de resgate realizada com os usuários do SCFV por meio de um trabalho social, e refletiremos o tripé: Conhecer, valorizar e preservar a cultura. Desse modo, constataremos a necessidade de um projeto onde se efetive o resgate de um patrimônio imaterial tão relevante.
Descrição: SILVA, E. F. P. da. A lapinha como folguedo popular em Dona Inês/PB - um olhar geográfico cultural. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13986
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Felipe Pereira da Silva.pdfEdson Felipe Pereira da Silva1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.