Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13994
Título: Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso na Escola Municipal Estudante Maria Auxiliadora - Serra de São Bento/RN
Autor(es): Oliveira, Vanderléia Lima de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Evasão Escolar
Escola Pública
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho discute a evasão escolar no contexto da Educação de Jovens e Adultos, tendo, como foco de análise, a realidade da Escola Municipal Estudante Maria Auxiliadora, localizada no município de Serra de São Bento/RN. Tem como finalidade principal investigar as principais razões que contabilizam os altos índices de abandono escolar, marcantes nessa modalidade de ensino, constituindo-se em uma problemática com a qual nos deparamos no atual contexto escolar, além de evidenciar a importância do educador no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, fizemos uso de uma abordagem qualitativa de pesquisa, através de um estudo de caso, na escola mencionada. Na busca de compreendermos os fenômenos inerentes a este estudo, dialogamos com autores como: GIL (2002), SOARES (1998), FREIRE (2005) e GADOTTI (2005). Os resultados apontam a necessidade de haver uma conscientização acerca da complexidade da evasão escolar no processo educativa da EJA, cujas causas devem ser compreendidas e combatidas, como direito e condição de cidadania dos jovens e adultos dessa modalidade educativa.
Descrição: OLIVEIRA, V. L. de. Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso na Escola Municipal Estudante Maria Auxiliadora - Serra de São Bento/RN. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13994
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanderléia Lima de Oliveira.pdfVanderléia Lima de Oliveira482.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.