Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14014
Título: Perfil dos pacientes que se submetem à TCFC com indicação de implantes dentários
Autor(es): Batista, Nadinny Aluska Medeiros
Palavras-chave: Implante dentário
Qualidade de vida
Tomografia computadorizada de feixe cônico
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Poucos avanços na Odontologia foram tão inovadores quanto o uso de implantes dentários para restabelecer a estética e a função mastigatória. Para que se tenha sucesso na colocação implantes dentários, faz-se necessário uma boa documentação por imagem, incluindo-se a tomografia computadorizada tipo feixe cônico (TCFC). O nosso objetivo foi avaliar o perfil dos pacientes com finalidade de implantes dentários que se submetem a exames tomográficos e a repercussão destes, na sua qualidade de vida. Neste estudo a população amostral foi composta por 56 pacientes. Os instrumentos usados para a coleta dos dados foram os prontuários odontológicos dos pacientes e a aplicação do questionário OHIP-14. Os dados foram analisados pelas técnicas de estatística descritiva teste Exato de Fisher para tabelas 2x 2. A idade dos indivíduos variou entre 14 a 73 anos, sendo que faixa etária mais predominante foi entre 50 e 60 anos de idade. Os indivíduos do sexo masculino apresentaram a média de idade de 52,22 anos, mas os indivíduos do sexo feminino possuem a melhor qualidade de vida segundo o índice OHIP-14. Conclui-se que o gênero feminino prevaleceu sobre o masculino, o gênero feminino apresentou um maior impacto na qualidade de vida; o desconforto psicológico e a dor física foram o que mais impactaram na qualidade de vida dos participantes da pesquisa.
Descrição: BATISTA, N. A. M. Perfil dos pacientes que se submetem à TCFC com indicação de implantes dentários. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14014
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nadinny Aluska Medeiros Batista.pdfPDF - Nadinny Aluska Medeiros Batista5.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.