Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14016
Título: A importância da imunização em acadêmicos de Odontologia
Autor(es): Souza, Marcela Herculano de Moraes
Palavras-chave: Vacinação
Exposição ocupacional
Hepatite viral B
Toxóide tetânico
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Os profissionais de odontologia, por estarem em contato direto com os pacientes, pertencem ao grupo de risco de contrair doenças infecciosas como hepatites e tétano. Estas podem ser prevenidas pela adoção correta de medidas de biossegurança que incluem, além de outros cuidados, a imunização completa do dentista para cada tipo de doença. A hepatite B é a doença infecto contagiosa mais preocupante para o cirurgião-dentista pelo alto nível de infecção do seu vírus. O tétano apesar de ser uma doença mais esporádica, apresenta alto índice de morbidade e mortalidade, merecendo atenção do profissional que deve estar vacinado contra ambas. O objetivo desse estudo foi analisar a importância da imunização dos acadêmicos do curso de odontologia, antes do início dos estágios práticos em clínica. Foi realizada uma revisão de literatura, nas bases de dados eletrônicas LILACS, MEDLINE, Scielo e Pubmed, como também foram utilizados textos disponíveis na internet, livros e dissertações. Os descritores utilizados foram: hepatite B, tétano, vacinação em odontologia, exposição ocupacional. Os critérios de inclusão foram os artigos publicados nos últimos 10 anos (2006 a 2016). E os de exclusão foram todos os artigos que não tinham acesso gratuito, corrompidos ou não apresentavam conteúdo de interesse para esta revisão de literatura. Com base nos estudos, pôde-se observar que apesar dos conhecimentos sobre os riscos ocupacionais, parte significativa dos profissionais de odontologia não se previnem negligenciando a vacinação como primeira barreira de proteção contra doenças infecciosas.
Descrição: SOUZA, M. H. de M. A importância da imunização em acadêmicos de Odontologia. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14016
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Herculano de Moraes Souza.pdfPDF - Marcela Herculano de Moraes Souza6.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.