Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14017
Título: Efeito da laserterapia de baixa intensidade sobre a mucosite oral em portadores de leucemia linfoide aguda submetidos a quimioterapia
Autor(es): Silva, José Renato Oliveira
Palavras-chave: Laserterapia
Mucosite oral
Leucemia linfoide aguda
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: A leucemia linfoide aguda é a neoplasia maligna que mais acomete crianças e adolescentes o seu tratamento consiste no uso de quimioterapia e radioterapia que podem levar a vários efeitos colaterais, dentre eles a mucosite oral. Dentre as formas de tratamento da mucosite oral, a laserterapia é a forma mais eficaz e econômica de prevenção e tratamento da mesma. O presente trabalho tem como proposito avaliar o efeito da laserterapia de baixa intensidade sobre a mucosite oral em portadores de leucemia linfoide aguda submetidos a quimioterapia. Esse estudo foi de intervenção no qual participaram 20 sujeitos. Dez receberam a laserterapia de baixa intensidade, constituindo o grupo teste e dez fizeram parte de grupo controle, sendo acompanhado pela equipe. Dados foram coletados no período de novembro de 2014 a agosto de 2015 de crianças entre dois a 16 anos. Para avaliação das lesões usou-se a escala de gradação da mucosite oral da Organização Mundial da Saúde e o registro diário das lesões. O resultado mostrou que a maior parte de amostra, 70% da amostra, foi composta por indivíduos do sexo masculino e 30% da amostra foram do sexo feminino. Ao se fazer uma comparação da variância grau de mucosite oral e a variância do tempo de remissão entre grupos experimentais, entre os ciclos, e entre os grupos e os ciclos apenas verificou-se variância significativa entre os grupos experimentais tanto no grau de mucosite oral (p=0,001) quanto no tempo de remissão (p=0,001) considerando o total dos ciclos quimioterápicos. Portanto, conclui-se que a laserterapia levou a uma diminuição da severidade, da frequência e acelerou o processo de cicatrização.
Descrição: SILVA, J. R. O. S. Efeito da laserterapia de baixa intensidade sobre a mucosite oral em portadores de leucemia linfoide aguda submetidos a quimioterapia. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14017
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Renato Oliveira Silva.pdfPDF - José Renato Oliveira Silva19.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.