Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14019
Título: Variação temporal das guildas tróficas de Chironomidae (INSECTA:DIPTERA) em reservatórios no semiárido
Autor(es): Pereira, Valéria dos Santos
Palavras-chave: Macroinvertebrados bentônicos
Estado trófico
Eutrofização
Chironomidae
Data do documento: 18-Abr-2017
Resumo: As Larvas de Chironomidae (Insecta: Diptera) apresentam grande importância nas cadeias tróficas de ecossistemas aquáticos, podendo ser utilizados para avaliar o estado trófico desses ecossistemas. Assim, objetivamos analisar a variação das guildas tróficas de Chironomidae e sua relação com o índice de estado trófico em reservatórios no semiárido. O estudo foi realizado nos reservatórios Sabugí, Cruzeta e Passagem das Traíras (rio Piranhas-Assu - RN), durante Junho e Dezembro 2014. Foram selecionados 66 sites distribuídos ao longo da zona litorânea dos reservatórios. Para a classificação trófica aplicamos o índice de estado trófico de Carlson (1977) modificado por Toledo (1983). As larvas foram coletadas com draga Eckman- Birge e após identificação foram classificadas em grupos tróficos funcionais. Sabugí foi o único reservatório classificado como mesotrófico (52,60) no período de Junho e eutrófico apenas em Dezembro (65,37) com os melhores resultados para diversidade e abundancia de guildas tróficas com 9 gêneros na categoria Catador-coletor, 6 gêneros em Predador e 1 em Catador-filtrador. Passagem das Traíras atingiu em Dezembro os maiores níveis de eutrofização (84,99) refletindo em baixa diversidade e abundância com 3 gêneros na categoria Catador-coletor e apenas 1 gêneros em cada uma das demais categorias. A variação das guildas tróficas pode ser associada aos níveis de trofia dos reservatórios, pois maiores níveis de degradação eliminam espécies sensíveis, reduzindo o número de taxa em cada guilda. Em melhores condições tróficas pode haver maior disponibilidade de recursos, sustentando maior diversidade de guildas. Deste modo, as guildas tróficas de Chironomidae podem ser utilizadas como um bom indicador do grau de impacto a que os reservatórios estão submetidos.
Descrição: PEREIRA, V. dos S. Variação temporal das guildas tróficas de Chironomidae (INSECTA:DIPTERA) em reservatórios no semiárido. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14019
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valéria dos Santos Pereira.pdfPDF - Valéria dos Santos Pereira7.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.