Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14020
Título: Análise dos déficits funcionais decorrentes da mastectomia radical modificada
Autor(es): Tejo, Luana Santos Batista
Palavras-chave: Fisioterapia oncológica
Gameterapia
Mastectomia
Câncer de mama
Data do documento: 7-Abr-2017
Resumo: A mastectomia é considerada o padrão ouro para o tratamento do câncer de mama, no entanto determina alterações funcionais nas mulheres submetidas a esse tipo de procedimento. Logo, o objetivo deste estudo foi identificar os déficits funcionais ocasionados pela mastectomia radical modificada, bem como analisar os benefícios que a fisioterapia convencional associada a gameterapia podem proporcionar ao paciente oncológico de mama. A amostra é composta por um grupo heterogêneo de sete pacientes, 100% do sexo feminino, na faixa etária entre 24 e 65 anos. As quais foram avaliadas em dois momentos distintos, pré-operatório e após o 21° dia de pós- operatório. Após comparar os dados obtidos, foi possível observar que 100% das pacientes apresentaram limitação de movimento para rotação lateral do ombro e 71,42% para realização da rotação medial; 85,71% para flexão do ombro e 57,14% para o movimento de extensão; 85,71% para abdução do ombro e 57,14% para o movimento de adução. Essas alterações se justificam em consequência da retirada do músculo peitoral e/ou da aponeurose envolvida diretamente na realização dos movimentos, impossibilitando a estabilidade do complexo do ombro. Conclui-se que a mastectomia causa redução da amplitude de movimento e força muscular do membro superior homolateral à cirurgia, em especial da articulação glenoumeral, para os movimentos de flexão, abdução e rotação lateral. Salienta-se ainda que a associação da gameterapia à fisioterapia convencional proporciona de forma lúdica uma melhor adesão ao tratamento, devolvendo ao paciente oncológico independência funcional e qualidade de vida.
Descrição: TEJO, L. S. B. Análise dos déficits funcionais decorrentes da mastectomia radical modificada. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14020
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Santos Batista Tejo.pdfPDF - Luana Santos Batista Tejo10.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.