Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14022
Título: Sobrevivência de bactérias gram-positivas e gram-negativas em resíduos de serviço de saúde
Autor(es): Silva, Danielly Kerlly Santos e
Palavras-chave: Resistência bacteriana
Bactérias patogênicas
Resíduos de Serviços de Saúde
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Diante dos principais problemas causados pelos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) relacionados aos potenciais riscos que podem apresentar ao meio ambiente e a saúde pública, a presença de microrganismos se mostra como um dos mais relevantes. Nesse sentido a realização de estudos se faz necessária visando conhecer a sobrevivência de microrganismos patogênicos presentes nesses resíduos. Este trabalho objetivou avaliar o tempo de sobrevivência de bactérias Gram positiva: Staphylococcus aureus e Gram negativas: Pseudomonas aeruginosa, Serratia sp. e Escherichia coli nos RSS. Os resíduos analisados foram preparados no Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Estadual da Paraíba (LAC- UEPB) com materiais comuns em RSS, tais como algodão, sangue, urina, luvas, seringas entre outros, nos quais foram colocadas as bactérias analisadas. Os microrganismos testados foram obtidos na bacterioteca do LAC/UEPB. Em intervalos de três dias eram coletadas alíquotas dos resíduos a fim de observar a presença das bactérias em estudo. A confirmação das cepas inoculadas foi feita através de provas bioquímicas convencionais. Todos os microrganismos avaliados se mostraram resistentes quando presentes nos RSS. S. aureus apresentou maior resistência (36 dias). Pseudomonas e Serratia exibiram o mesmo perfil de resistência nos resíduos (20 dias). E. coli apresentou menor resistência (15 dias). A capacidade de alta adaptação destas bactérias em vários lugares como solo, alimentos, água e vegetais e a presença de matéria orgânica nos fluidos biológicos pode favorecer a sua adesão em superfícies inanimadas, podendo ter contribuído para a sobrevivência bacteriana durante o período de tempo considerável. Conclui-se que é importante a avaliação do tempo de sobrevivência dos microrganismos nos RSS de maneira a colaborar com a elaboração de um plano de gerenciamento adequado e eficiente desses resíduos, com a finalidade de minimizar os impactos a saúde humana, pública e ambiental, proporcionando melhor qualidade de vida para a população em geral. Entretanto, a escassez de estudos e padronização de uma metodologia específica se mostraram como fatores limitantes nesta pesquisa.
Descrição: SILVA, D. K. S. e. Sobrevivência de bactérias gram-positivas e gram-negativas em resíduos de serviço de saúde. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14022
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielly Kerlly Santos e Silva.pdfPDF - Danielly Kerlly Santos e Silva7.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.