Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14027
Título: Qualidade de vida: realidade dos apenados no Estado da Paraíba
Autor(es): Rodrigues, Hayla Nathália dos Santos
Palavras-chave: Qualidade de vida
Apenados
Sistema penitenciário
Saúde coletiva
Data do documento: 25-Nov-2015
Resumo: Introdução:A Qualidade de Vida (QV) é a avaliação subjetiva do sujeito a respeito do meio cultural, social e ambiental no qual está inserido. Avaliação da QV tornou-se indispensável na tomada de decisão que melhore a QV da população geral. Ressalta-se que diante as precárias condições das penitenciárias a QV das pessoas inseridas neste meio é afetada, e a realidade da penitenciárias da PB não diverge do panorama nacional. Objetivo: Avaliar a QV dos apenados no sistema penitenciário do estado da Paraíba através do instrumento WHOQOL- bref. Metodologia:Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem quantitativa, do tipo transversal. Foi desenvolvida em três penitenciárias do estado da Paraíba, no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, com amostra de 240 apenados. Os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva. Resultados: A população estudada é predominantemente jovem (18-27anos), com ensino fundamental incompleto, solteiro, natural da PB, com 1-2 anos de detenção, tendo infringido 1 artigo penal. Apresentou autoavaliação da QV insatisfatória e autoavaliação da saúde satisfatória. A avaliação da QV global e dos domínios físico, psicológico e relações sociais mostrou-se satisfatória. O domínio meio ambiente mostrou-se insatisfatório. Conclusão: A avaliação global da QV foi satisfatória, demonstrando a capacidade dos sujeitos de adaptarem-se ao sistema. Os domínios físico, psicológico e relações sociais contribuíram positivamente com a QV global. O domínio meio ambiente apresentou QV insatisfatória revelando a infraestrutura deficitária. A autoavaliação satisfatória da saúde reflete a importância da implantação do PNSSP.
Descrição: RODRIGUES, H. N. dos S. Qualidade de vida: realidade dos apenados no Estado da Paraíba. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14027
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hayla Nathália dos Santos Rodrigues.pdfPDF - Hayla Nathália dos Santos Rodrigues8.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.