Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1402
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Késsia da Nóbrega | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-01T10:20:20Z | - |
dc.date.available | 2013-08-01T10:20:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 327.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1402 | - |
dc.description | SOUSA, K. da N. História da matemática no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tem o objetivo de focalizar o ensino - aprendizagem do Teorema de Pitágoras por meio de uma abordagem que visa estabelecer uma ligação entre a parte pratica e teórica da matemática, com a finalidade de fazer um estudo sobre a História do Teorema de Pitágoras. O texto apresenta um breve relato sobre o aparecimento do Teorema de Pitágoras, desde o seu surgimento nas enchentes do rio Nilo, até suas aplicações que envolvem a Matemática. Foi realizado um estudo sobre Pitágoras e seu Teorema, com o intuito de mostrar que o Teorema que conhecemos já era muito utilizado pelos Egípcios e os Babilônicos antes mesmo de ser descoberto por Pitágoras. A seguir foi feita uma abordagem sobre a importância da História do Teorema de Pitágoras no processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de relacionar prática pedagógica ao ensino da matemática, facilitando assim, o entendimento dos discentes. Posteriormente foi realizada uma análise do Teorema de Pitágoras nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), com o objetivo de verificar se aspectos históricos sobre o teorema são mencionadas pelos mesmos. A pesquisa foi desenvolvida de acordo com os preceitos, de forma qualitativa e quantitativa, sendo realizado através da pesquisa de campo, na qual foi concretizado por meio de dois questionários, um aplicado ao professor e o outro ao aluno, transformando os instrumentos utilizados para coletar dados em forma de tabelas, e gráficos, seguidos pelos comentários, que tem com objetivo de facilitar o entendimento dos resultados. Portanto através dos dados adquiridos, podemos constatar que os resultados foram satisfatórios, confirmando assim que a História da Matemática é importante no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teorema de Pitágoras | pt_BR |
dc.title | História da matemática no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Késsia da Nóbrega Sousa.pdf | 12.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.