Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14031
Título: Calliphoridae (Diptera) associados ao processo de decomposição de Sus scrofa L., em São João da Mata, PB
Autor(es): Rocha, Vanessa de Oliveira
Palavras-chave: Sucessão ecológica
Mosca varejeira
Entomologia forense
Calliphoridae
Data do documento: 27-Jun-2016
Resumo: Calliphoridae inclui espécies de insetos de relevância medico-criminal, sanitária e ecológica em virtude de sua especial atração por matéria orgânica em decomposição. Este estudo objetivou analisar a fauna de Calliphoridae associada ao processo de decomposição de Sus scrofa L., no distrito de São José da Mata, Campina Grande (PB). As coletas foram realizadas durante 30 dias consecutivos nas estações seca (janeiro/fevereiro) e chuvosa (junho/julho) de 2009. Em cada estação foi utilizada uma carcaça de suíno, colocada dentro de uma gaiola telada e coberta por uma armadilha Shannon modificada para coletar as moscas adultas com voo ativo. O material apreendido no frasco coletor, situado na parte superior da armadilha, era retirado diariamente. Os dados obtidos foram submetidos a índices de correlação e de diversidade específicos. Foram coletados 9603 indivíduos adultos pertencentes a Chrysomya albiceps (4542), Cochliomyia macellaria (4305), Lucilia eximia (531), Chrysomya putoria (115), Chrysomya megacephala (69) e Chloroprocta idioidea (37), sendo que as duas primeiras espécies foram as dominantes em todo o experimento. A riqueza de espécies se manteve igual nas duas estações (6). Entretanto, os valores de abundância (A), equitabilidade (J‘) diversidade (H‘) e dominância (d) divergiram nos períodos seco (A= 6009; J‘=0,4516; H‘=0,3514; d=0,6257) e chuvoso (A=3594; J‘=0,6227; H‘=0,4846; d= 0,3738). As espécies C. megacephala e L. eximia foram classificadas como raras, no período seco e chuvoso, respectivamente. Na estação seca, C.albiceps aproximou-se de uma correlação positiva com a temperatura e a velocidade do vento, e negativa com a umidade e a precipitação, assim como C. putoria. Cochliomyia macellaria foi a única espécie que se aproximou de uma correlação positiva com a temperatura na estação chuvosa. Houve diferença no número de estágios de decomposição do suíno entre as estações. Na estação seca foi observado o processo de mumificação da carcaça. O estágio de putrefação foi o mais atrativo nas duas estações, no qual foi registrada a presença de todas as espécies. Durante a estação seca, C. albiceps e C. macellaria foram as primeiras espécies a colonizarem a carcaça. Na estação chuvosa, L. eximia foi a primeira espécie atraída ainda no estágio de decomposição inicial.
Descrição: ROCHA, V. de O. Calliphoridae (Diptera) associados ao processo de decomposição de Sus scrofa L., em São João da Mata, PB. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14031
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa de Oliveira Rocha.pdfPDF - Vanessa de Oliveira Rocha10.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.