Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14033
Título: Musgos de uma área de caatinga: Uma análise florística
Autor(es): Souza, Evyllen Rita Fernandes de
Palavras-chave: Briófitas
Caatinga
Botânica
Estresse hídrico
Data do documento: 2-Jun-2016
Resumo: O Estado da Paraíba apresenta diversas áreas consideradas prioritárias para conservação da Caatinga, destacando-se a Área de Proteção Ambiental (APA) das Onças (São João do Tigre, PB), que apresenta informações insuficientes sobre sua vegetação. Este trabalho visou catalogar floristicamente e analisar a comunidade de musgos desta área do Cariri Paraibano, observando-se sempre que possível as adaptações morfológicas ao estresse hídrico. Incursões à área de estudo ocorreram entre 2011 e 2013; o material foi analisado e está sendo incorporado ao acervo do Herbário Manoel de Arruda Câmara (UEPB). Em 92 amostras foram identificadas 16 espécies de musgos, distribuídos em seis famílias, sendo a família Fissidentaceae a de maior riqueza específica (sete espécies) e Pottiaceae a mais frequente. Tortella humilis (Hedw.) Jenn (Pottiaceae) foi a espécie mais frequente (35% das amostras). Três espécies são citadas pela segunda vez no estado: Fissidens serratus Müll. Hal, T. humilis e Weissia breutelii Müll. Hal. As espécies registradas apresentaram um agrupamento taxonômico (por família). Ainda assim todas as espécies apresentaram alguma característica adaptativa para evitar ou ser tolerante a seca. A APA das Onças ainda é uma Unidade Conservação que precisa de mais atenção, visto que se mostrou ser uma área singular em relação à flora de musgos, grupo que apresenta importantes adaptações para suportar as condições xerofíticas desse ambiente.
Descrição: SOUZA, E. R. F. de. Musgos de uma área de caatinga: Uma análise florística. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14033
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evyllen Rita Fernandes de Souza.pdfPDF - Evyllen Rita Fernandes de Souza14.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.