Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14034
Título: Percepção popular sobre insetos-pragas em grãos e produtos armazenados na área urbana de Soledade (PB), Nordeste do Brasil
Autor(es): Farias, Diena Deyse Luiz de
Palavras-chave: Controle de pragas
Pragas urbanas
Insetos
Etmologia
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Os insetos destacam-se entre os principais tipos de pragas que deterioram os grãos e produtos armazenados e conhecê-los torna-se necessário para elaborar medidas de controle. O presente trabalho teve por objetivo descrever a percepção da população a respeito dos insetos-pragas que acometem os grãos e produtos armazenados, além de analisar quais são os principais grãos atacados e identificar os principais insetos-pragas que acometem esses grãos e produtos na área urbana do município de Soledade, Paraíba, Nordeste do Brasil. Foram visitadas 100 casas localizadas no centro da cidade, onde foram aplicados questionários com os moradores maiores de 18 anos de idade, abordando seu conhecimento popular, em relação à presença dos insetos nos produtos armazenados. No caso das residências que apresentavam insetos-pragas nos grãos, foi realizada, ao final de cada entrevista, com a permissão do (a) morador (a), uma coleta de amostra dos grãos atacados. Foram identificadas quatro espécies de insetos-pragas diferentes: Carpophilus sp., Oryzaephilus surinamensis, Sitophilus sp. e Stegobium paniceum, todos Coleoptera. Concluiu-se a partir da análise dos questionários e identificação dos insetos coletados, que a qualidade e o tipo de armazenamento dos produtos são um dos principais fatores que influenciam o surgimento destes, ocasionando danos que promovem a desvalorização comercial dos produtos, portanto, conhecê-los é essencial para desenvolver ações de controle posteriormente.
Descrição: D. D. L. de. Percepção popular sobre insetos-pragas em grãos e produtos armazenados na área urbana de Soledade (PB), Nordeste do Brasil. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14034
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diena Deyse Luiz de Farias.pdfPDF - Diena Deyse Luiz de Farias4.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.