Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14035
Título: A dinâmica territorial da feira livre de Remígio - PB na perspectiva comercial
Autor(es): Alves, José Felipe
Palavras-chave: Feira livre
Socioeconomico
Dinâmica territorial
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho teve como o objetivo central compreender a dinâmica territorial da feira livre do município de Remígio-PB na perspectiva comercial. Esta dinâmica constituiu entender o perfil socioeconômico dos feirantes, e buscar a formatação do espaço da feira livre por meio de suas materialidades e das ações que garantem o movimento comercial desses feirantes como meio de sobrevivência na perspectiva da economia informal. Este tipo de trabalhador desenvolve a atividade de feirante de modo informal, ganha pouco e possui uma jornada de trabalho exaustiva, chegando a alguns casos a trabalhar 7 dias por semana. Para melhor compreensão, baseado na pesquisa foi possível codificar informações repassadas pelos entrevistados, através da abordagem quali-quantitativa, que se mostraram múltiplos aos questionamentos realizados. O questionário aplicado previamente elaborado foi estabelecido em 18 questões, as quais buscaram traçar o perfil social, econômico, comercial e características peculiares de um alvo de 21 feirantes, tal qual se insere como atores sociais da feira livre de Remígio. Uma das características mais comuns encontradas junto aos entrevistados foi a de que não exercem atividades formais ou informais (fora da feira) além da própria feira livre e que alguns desenvolvem trabalhos na agricultura. Conclui-se que a dinâmica territorial da feira livre ocorre em grande parte devido a sua localização geográfica concernente aos municípios circunvizinhos. Ressalta-se a importância deste território para a vida econômica e social dos feirantes como uma das condições que garantem o meio de sobrevivência quanto ao espaço da feira uma centralidade comercial.
Descrição: ALVES, J. F. A dinâmica territorial da feira livre de Remígio - PB na perspectiva comercial. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14035
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Felipe Alves.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.