Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14036
Título: O conceito como função na lógica moderna
Autor(es): Diniz, Thays de Sousa
Palavras-chave: Lógica
Função matemática
Conceito
Data do documento: 1-Ago-2017
Resumo: O trabalho de pesquisa originalmente desenvolvido junto ao PIBIC – cota 2014/2015 - objetiva analisar como a interpretação das proposições declarativas a partir das funções matemáticas (valor da função e argumento da função), possibilita estabelecer uma precisa distinção entre intensão e extensão e a consequente afirmação de que o conceito é uma intensão. Essa inovadora análise lógica problematiza a equivalência postulada por Aristóteles entre a proposição declarativa e a frase gramatical (sujeito, verbo, predicado) como base para o raciocínio silogístico e suas conhecidas implicações metafísicas. A teoria formulada por Frege explora a relação entre o que chamamos de conceito em lógica e a função matemática, colocando a verdade de um enunciado como dependendo das expressões linguísticas oferecidas como argumento para a função. Essa interpretação técnica do conceito realizado pela lógica moderna, instaura uma diferenciação entre conceber a verdade como uma correspondência atributiva com a realidade, ou concebê-la como uma operação com recursos linguísticos que nos permitem referir-nos a determinados recortes da realidade. A análise proposta por Aristóteles, implica que a realidade é composta de coisas que têm ou não propriedades. Desse modo, não estamos mais simplesmente fazendo uma observação acerca da linguagem, mas afirmando uma tese metafísica acerca da estrutura do que existe, ou do que é em geral. Frege propõe uma análise lógica que se limita ao âmbito da linguagem. Não há um salto da lógica para a ontologia.
Descrição: DINIZ, T. de S. O conceito como função na lógica moderna. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14036
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thays de Sousa Diniz.pdf692.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.