Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14037
Título: A analítica foucaultiana do poder
Autor(es): Melo, Givanildo Monteiro de
Palavras-chave: Filosofia
Analítica do poder
Disciplina
Biopoder
Data do documento: 1-Ago-2017
Resumo: Esta monografia apresenta uma síntese da analítica do poder proposta por Michel Foucault, e as consequentes justificativas para se abandonar a pretensão de se construir uma nova teoria do poder. Fazendo uma breve retrospectiva histórica, Foucault caracteriza a teoria do poder soberano, quais os desafios políticos e administrativos que a soberania pretende responder, de modo a tornar compreensível a sua tese de que o poder adequado para responder aos desafios das sociedades contemporâneas se articula como poder disciplinar e biopoder. A vigilância contínua de cada indivíduo e a administração da população, exige um poder que adestre os indivíduos e normalize as populações, não mais um poder que se justifique pelo temor que possa infundir. Por fim, compreende-se que o poder é uma realidade relacional, relações múltiplas e dispersas por todo o tecido social, não uma coisa, uma realidade uniforme que possa ser propriedade de pessoas e instituições.
Descrição: MELO, G. M. de. A analítica foucaultiana do poder. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14037
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Givanildo Monteiro de Melo.pdf541.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.