Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14044
Título: Escolas Helenísticas e modo de vida epicurista
Autor(es): Ramos, Gilmara Cristiane de Góis
Palavras-chave: História da filosofia
Filósofos
Helenísticas
Data do documento: 1-Ago-2017
Resumo: A monografia apresenta uma contextualização do período helenístico (fim do século IV a.C ao fim do século I a.C), como uma etapa decisiva na história da Filosofia, e as razões pelas quais, por conseguinte, influencia o pensamento ocidental até os dias de hoje. Nessa etapa decisiva da história ocidental surgiram e atuaram escolas filosóficas importantes que deixaram no pensamento a marca das suas doutrinas: epicurismo (jardim), estoicismo (Pórtico), Academia de Platão, o Liceu de Aristóteles, cinismo e ceticismo. Todas elas assumem e ensinam doutrinas com pontos em comuns, mas com divergências acentuadas em relação ao modo de vida e a função da filosofia. Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles continuam a exercer influência nas escolas que fundaram e nas doutrinas que formularam, mas surgem outros pensadores igualmente influentes como Epicuro, Pirro, Zenão, Diógenes, Lucrécio, que marcaram decisivamente suas escolas. Assim, esses autores se destacaram por formularem doutrinas originais e estimularem formas de vida muito peculiares, angariando muitos discípulos. Nesse contexto do helenismo o epicurismo se destaca, pois sua doutrina e estilo de vida a ele associado continua a exercer atração sobre as pessoas e desafia a nossa compreensão. Defende uma representação da filosofia como uma prática geradora de saúde, conduzindo à felicidade e paz de espírito. Os ensinamentos de Epicuro que ecoam de seu jardim até os dias contemporâneos são aqui analisados.
Descrição: RAMOS, G. C. DE G. Escolas Helenísticas e modo de vida epicurista. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14044
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmara Cristiane de Góis Ramos.pdf660.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.