Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Sidney Gomes da-
dc.date.accessioned2013-08-01T10:20:28Z-
dc.date.available2013-08-01T10:20:28Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1404-
dc.descriptionROCHA, S. G. da. O ensino de física no século XXI: experiências e perspectivas de um ensino inovador. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi forjado na minha experiência pedagógica em torno do Ensino inovador,como educador em escolas particulares, em diversos estados do nordeste brasileiro. No início da década de 90, o recurso em sala de aula era o professor e o giz. Hoje, com a popularização dos instrumentos tecnológicos, é possível um ensino, onde, além do professor, outros recursos podem ser utilizados. O objetivo dessa monografia é uma compilação das principais experiências vividas durante esses vinte anos que leciono a disciplina de Física nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo como objeto central os projetos educacionais que foram desenvolvidos e os resultados dessas experiências, fugindo do ensino tradicionalista e levando esse conhecimento de maneira que o aluno possa reconhecer a importância prática que a ciência exerce em nosso dia-a-dia. Saímos de uma educação centralizadora e hierárquica, onde o ensino estava condicionado às limitações que as salas de aula e os poucos recursos didáticos nos ofereciam, para uma educação inovadora, tendo como principais referências os estudos de campo, as aulas práticas, os recursos audiovisuais e os eventos realizados em torno do ensino de Física. Esse novo modelo proporcionou a cada dia uma melhora significativa nas relações de ensino-aprendizagem, e nas relações interpessoais entre professor e alunos, fazendo com que o discente desperte um maior interesse pela ciência e pelo entendimento dos fenômenos naturais.Um projeto de ensino inovador na escola não tem fim. A cada momento surgem novos equipamentos e ideias que trazem uma maior motivação para a aprendizagem. Penso que, a implantação de novos equipamentos no laboratório e o uso apropriado da internet em sala de aula, são os próximos passos desse ensino inovador.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Pedro Carlos de Assis Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectInovadorpt_BR
dc.subjectExperiência pedagógicapt_BR
dc.titleO ensino de física no século XXI: experiências e perspectivas de um ensino inovadorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sidney Gomes da Rocha.pdf16.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.