Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rafaelli Silva de-
dc.date.accessioned2017-08-25T10:54:14Z-
dc.date.available2017-08-25T10:54:14Z-
dc.date.issued2017-08-08-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14051-
dc.descriptionOLIVEIRA, R. S. de. Formação do pedagogo: um olhar a partir do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)/ Campus I. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEntendendo educação como fenômeno que se desenvolve em conversação entre o saber e o fazer, e que se realiza com e para pessoas em diferentes níveis de maturação e variadas realidades, faz-se necessário compreender o surgimento da Pedagogia em seu sentido mais amplo e arraigado. A partir do percurso trilhado pelo Ensino Superior no Brasil, fazemos um relato acerca das raízes históricas em que se fundaram o Curso de Pedagogia no Brasil, e como a Resolução CNE 1/2006 garantiu a formação do Pedagogo, visando maior pluralidade do fazer pedagógico as atividades docentes, abrangendo sua atuação aos campos da organização e gestão dos sistemas e instituições de ensino. O estudo permitiu visualizar através do resgate histórico articulado a análise do Projeto Político do Curso de Pedagogia da UEPB e as entrevistas feitas a egressos do mesmo, enfocando o objetivo desse trabalho que é investigar até que ponto a formação oferecida pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, atende ao perfil proposto que é, “formar pedagogos/as, capacitados a atuarem na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão de Processos Educativos” bem como ao exigido pelo mercado de trabalho. Para tanto, utilizamos como abordagem teórico-metodológica os estudos de Gonçalves e Donatoni (2007), Andreoti (S/D), Brito (S/D), Castro (2003), Sá (1997), Libâneo (2002), Arantes (S/D), Silva (S/D) entre outros. Para consecução da mesma realizamos uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo através de pesquisa documental e entrevista semi-estruturada. Participaram desta, 10 egressos do curso em apreço. Após análise do material coletado, é possível afirmar que o Curso, para estes egressos, atende em parte ao perfil prescrito, entretanto, carece ser reorganizado, tendo em vista a sua própria organização, bem como os conteúdos estudados e a relação destes com a prática do pedagogo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rochapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação do pedagogopt_BR
dc.subjectPerfil do pedagogopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleFormação do pedagogo: um olhar a partir do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)/ Campus Ipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaelli Silva de Oliveira.pdf881.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.