Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Anjos, Valkiria Silva Lira dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T11:00:31Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T11:00:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14056 | - |
dc.description | ANJOS, V. S. L. dos. Educação no campo: realidade socioambiental no livro didático e nas vozes das professoras. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa de que forma a temática socioambiental campesina é tratada nos Livros Didáticos de Línguas Portuguesa (LDLP) utilizados nos 6º e 9º anos do ensino fundamental II e nas vozes de duas professoras, efetivas nas Escolas Públicas rurais na Cidade de Barra de Santana-PB. A pesquisa orientou-se por um levantamento bibliográfico baseado em autores que discutem a Educação no Campo (ARROYO, 2005; CALDART, 2002; MOLINA, 2004), analisei o livro didático na Escola (BITTENCOURT, 2011, MARCUSCHI, 2001; GRIGOLETTO, 1999) em diálogo com a sua realidade socioambiental local por meio de pesquisa de campo. Realisamos visitação ás escolas, esta pesquisa deu-se por meio das seguintes etapas: (I) aplicação de um questionário com duas professoras efetivas de língua portuguesa; (II) análise da temática socioambiental campesina tratada nos exemplares analisados e (III) avaliação dos depoimentos das professoras. Os resultados revelam que a temática socioambiental campesina local mostra-se silenciada tanto nas propostas textuais e conteúdos didáticos no LDLP, quanto na avaliação das professoras questionadas. Com esta constatação entende-se que as propostas para a Educação no Campo, no que se refere à realidade socioambiental veiculada nos LDLP devem ser repensadas, além de que os professores atuantes nessas escolas repensem sua prática docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Zélia Maria de Arruda Santiago | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação no campo | pt_BR |
dc.subject | Realidade socioambiental | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Educação no campo: realidade socioambiental no livro didático e nas vozes das professoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Valkiria Silva Lira dos Anjos.pdf | 708.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.