Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14058
Título: Da República de Genebra à República do Brasil: uma leitura da realidade do Nordeste brasileiro a partir do conceito de desigualdade em Rousseau
Autor(es): Silva, Josenilda Araújo da
Palavras-chave: Desigualdade
Propriedade privada
Nordeste brasileiro
Contratualismo
Marxismo
Data do documento: 31-Jul-2017
Resumo: O objetivo do presente artigo foi tratar um de tema filosófico tão relevante quanto o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os Homens, obra de Jean Jaques Rousseau, filósofo contratualista, que atribui à criação da propriedade privada como a primeira causa da origem da desigualdade. Buscamos na obra O manifesto comunista, de Karl Marx, a fundamentação necessária à proposição deste artigo. Enfocamos a realidade brasileira com recortes na literatura de José Américo de Almeida, Raquel de Queiroz e Graciliano Ramos, como “sociólogos e romancistas da fome no Brasil”, para uma leitura da realidade do Nordeste brasileiro, visto a partir do conceito de desigualdade em Rousseau. Por fim, encontramos em Eduardo Galeano, na sua obra As veias abertas da América Latina, os conceitos e análises para comparar a virtuosa República de Genebra com as vicissitudes da República do Brasil. Nessa direção, verifica-se nos cenários literários a ratificação da primorosa obra do filósofo genebrino.
Descrição: SILVA, J. A. da. Da República de Genebra à República do Brasil: uma leitura da realidade do Nordeste brasileiro a partir do conceito de desigualdade em Rousseau. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14058
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenilda Araújo da Silva.pdf731.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.