Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14069
Título: A filosofia no ensino médio: a prática filosófica como ação transformadora da sociedade
Autor(es): Agra, Islande Cristina de Almeida
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Ensino médio
Sociedade
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: Esse trabalho tem como temática central o Ensino de Filosofia no Nível Médio. Ensinar Filosofia é perguntar sobre o quê, como e porque ensinar. Por não ter uma tradição no currículo escolar, à questão que se levanta é como pode a filosofia contribuir para o desenvolvimento do aluno no Ensino Médio. Como tornar o Ensino de Filosofia algo mais atraente de forma que os alunos possam se interessar pelas aulas. São questões levantadas e que se buscou através de uma abordagem bibliográfica responder a essas questões. Ensinar filosofia é inerente ao filosofar, pois não há filosofia sem ensino, assim como não há ensino sem pesquisa, nem ensino sem os sujeitos. O principal objetivo desse trabalho é mostrar o ensino filosofia como uma prática de experiência libertadora e transformadora. Que leva o sujeito simples em um pensador capaz de mudar a si e a sociedade que ele faz parte. Tornando o Ensino de Filosofia nas escolas peça fundamental na vida de cada ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem.
Descrição: AGRA, I. C. de A. A filosofia no ensino médio: a prática filosófica como ação transformadora da sociedade. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14069
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Islande Cristina de Almeida Agra.pdf528.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.