Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14070
Título: A mulher negra na sociedade contemporânea: um estudo sobre sua identidade no município de Arara - PB
Autor(es): Santos, Maciéle Marques dos
Palavras-chave: Mulher negra
Identidade
Representação
Data do documento: 10-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo perceber a partir de entrevistas e questionários, feitas com dois grupos de mulheres negras (Cabelos naturais e Cabelos quimicamente tratados) residentes no município de Arara na PB abordando o cabelo como identidade negra e resistência. Nesta perspectiva, o presente estudo pretende identificar essa relação e saber o sentido que ele representa para essas mulheres negras. Quando resolvem alisá-los ou cuidar deles naturais, significa parte marcante da identidade de si. Percebem-se em alguns relatos, marcas de atitudes racistas, falta de representatividade e conhecimento, que acaba por afetar essas mulheres, fazendo negar o seu pertencimento étnico para assumir um padrão estipulado pela sociedade e considerado mais aceito. Uma pequena porcentagem diz ser feliz com seu tipo cabelo natural e os manipulam de maneira a valorizá-los, nos revelando essa conquista através da boa assimilação do conhecimento. Neste contexto a pesquisa nos mostra que pensar, acerca das mulheres negras residentes naquele espaço, é pensar em desafio, um desafio de reconhecimento e aceitação de suas origens, sendo necessária muita sensibilidade e coragem para captar sua própria imagem frente a si e a sociedade, de superar o racismo, infelizmente, naturalizado na conjuntura atual da sociedade. Mas, a partir deste trabalho, como forma de conhecimento já se começa a abrir novos caminhos, explorando um assunto antes nunca citado neste pequeno espaço.
Descrição: SANTOS, M. M. dos. A mulher negra na sociedade contemporânea: um estudo sobre sua identidade no município de Arara - PB. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14070
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maciéle Marques dos Santos.pdf494.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.