Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14076
Título: O "mal-estar" na comunidade: da ascenção à decadência das casas de farinha em Lagoa do Barro
Autor(es): Silva, Alex Pereira da
Palavras-chave: História oral
Casa de farinha
Identidade histórica
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho busca apresentar e analisar um caso singular decorrido na comunidade chamada Lagoa do Barro (situada na zona rural do município de Lagoa Seca – PB), também conhecida como São João Batista, em torno do espaço da Casa de Farinha até meados da década passada. Mediante esta intenção primária e embasado teoricamente em autores como Thompson (1981, 2008, 2011), Certeau (2008, 2011, 2012), Nora (1992) dentre outros que pontualmente nos fornecerão suporte de análise; juntamente, à uma pesquisa de campo que incorporou atributos da história oral (pautando-se em entrevistas realizadas com indivíduos que vivenciaram a relação com a casa de farinha), assim como, fontes pictóricas (fotos dos eventos ocorridos nas casas de farinha da comunidade referida); buscaremos construir uma linha de percepção que procure demarcar a emergência-afirmação-decadência do ambiente da casa de farinha enquanto um símbolo de coesão social para a alusiva comunidade. Diante do exposto, salientamos que o referente estudo se direcionou para a percepção da casa de farinha em duas vias: da objetividade à definição simbólica, por conseguinte, construindo uma interpretação sobre o declínio destes espaços como o fomentador de um mal-estar para a comunidade sob investigação, para tanto, traçaremos um percurso que reforçará tal premissa.
Descrição: SILVA, A. P. da. O "mal-estar" na comunidade: da ascenção à decadência das casas de farinha em Lagoa do Barro. 2017. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14076
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Pereira da Silva.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.