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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Melo, Simone Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T11:20:24Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T11:20:24Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14077 | - |
dc.description | MELO, S. F. de. A infância e sua linguagens: concepções de docentes que atuam na educação infantil. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O principal objetivo, deste trabalho, foi analisar as concepções de linguagem apresentadas por professoras que atuam em instituições públicas de Educação Infantil - primeira etapa da Educação Básica. Além dessas concepções, analisamos o discurso dessas professoras frente às suas práticas pedagógicas, quanto a exploração e uso de linguagens pela criança. Para tais análises, nos respaldamos em perspectivas teóricas reconhecidas como interacionistas, as quais consideram a linguagem como produto social, histórico e cultural. Dentre estas, os estudos realizados por Vygotsky (1987) e Tomasello (2003). Partimos da compreensão de que a linguagem não se restringe apenas ao uso da fala pela criança, mas a todas às formas de comunicação e expressão que carregam sentidos, ou que se constituem de signos, como a linguagem do corpo, das imagens, dentre outras (FRANÇOIS, 2006). Neste sentido, em contextos interativos, em ambientes escolares, desde a Educação Infantil, um gesto, um desenho, um choro, ou um olhar, podem ser considerados linguagens. O professor, e suas práticas pedagógicas, podem ser considerados importantes na exploração dessas formas de comunicação, notoriamente observadas em contextos de atenção conjunta (MELO, 2015). Tratando-se de uma pesquisa desenvolvida através do Programa de Iniciação Científica – PIBIC, caracterizada como de natureza quanti-qualitativa, que teve como campo de investigação, duas instituições públicas de Educação Infantil, localizadas nos municípios de Alagoa Nova e Campina Grande, ambos do estado da Paraíba – Brasil. Os sujeitos envolvidos foram professoras que atuam com crianças de 0 a 3 anos de idade, nessas instituições. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de questionários, com questões abertas. Para análise e discussão dos dados coletados, nos baseamos no método de Análise de Conteúdo de Bardin (1979). Os dados evidenciam, dentre outros, que a concepção de linguagem, apresentadas pelas professoras, tem relação com as práticas pedagógicas por elas desenvolvidas, no que se refere ao uso de diferentes linguagens pela criança. O estudo procurou contribuir com o debate acerca de concepções e usos de linguagens, por professores em seu processo de atuação docente, especificamente os envolvidos com a Educação Infantil, no sentido de se repensar práticas curriculares e pedagógicas que visam o direito à exploração e expressão de diferentes linguagens pela criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A infância e sua linguagens: concepções de docentes que atuam na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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