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dc.contributor.authorSoares, Joelma Freitas-
dc.date.accessioned2017-08-25T11:34:55Z-
dc.date.available2017-08-25T11:34:55Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.otherCDD: 372.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14084-
dc.descriptionSoares, J. F. Entre riscos e rabiscos: o encanto das artes visuais no maternal. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo intitulado Entre riscos e rabiscos: o encanto das artes visuais no maternal é fruto de uma pesquisa de campo, realizada no segundo semestre de 2016. Estudos anteriores mostram que desde o nascimento a criança se depara com Artes Visuais, em cores, figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos e em todos os lugares presentes no cotidiano da vida infantil. Dessa forma, concordamos que as Artes Visuais propiciam o desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social da criança, e como elemento básico para um crescimento equilibrado e consciente. A crença nessa possibilidade nos conduziu a curiosidade por saber como isso acontece no cotidiano de uma instituição de Educação Infantil, indagação que passou a definir-se como problema de pesquisa, enunciado da seguinte forma: Como as artes visuais são incorporadas no dia a dia de uma sala de aula de Educação Infantil com crianças de 0 a 3 anos? Para tanto, o objetivo geral é analisar o desenvolvimento cognitivo, e motor das crianças do maternal através do desenho presente nas artes visuais. E como objetivos específicos: verificar as formas de aceitabilidade que essas crianças tem sobre as artes visuais. Para tanto, será desenvolvida atividades com materiais artísticos diversificados para que o aluno tenha a possibilidade de uma mesma criação nessa investigação. O campo da pesquisa foi uma sala de aula, com a turma do maternal I e II de uma creche da rede pública municipal, localizada no município de Matinhas – PB, na qual trabalho. Os registros de observação e a coleta de dados teve como instrumentos o acompanhamento do dia a dia na realização de suas atividades de desenhos. O referencial teórico tem como base estudiosos como Ariès (1981), Oliveira (2010), Barbosa (2002) assim como as ideias de teóricos consagrados como Rousseau (1999), Froebel (2002), Piaget(1971), Vygotsky (2001). A análise dos dados coletados nos levou a considerar que, na sala de aula observada, há a incorporação das Artes Visuais, seja em relação às atividades com objetivos de aprendizagem de conteúdos cognitivos, procedimentais ou atitudinais, seja em relação ao desenvolvimento das crianças, em sua totalidade. No entanto, ainda faz-se necessário enfatizar que os educadores repensem os modelos teóricos e sua práxis em sala de aula, incorporando as Artes Visuais como estratégia de ensino continuo, objetivando uma aprendizagem realmente significativa para a criança, é um verdadeiro entendimento à família sobre a função da arte na vida desses pequenos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Ruth Barbosa de Araújo Ribeiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.titleEntre riscos e rabiscos: o encanto das artes visuais no maternalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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