Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14087
Título: A essência e as formas de amizade na Ética a Nicômaco de Aristóteles, livros VIII e IX
Autor(es): Diniz Neta, Ambrozina Correia
Palavras-chave: Amizade
Estado
Ética
Data do documento: 19-Abr-2017
Resumo: O presente artigo apresentará as formas e essências da amizade na Ética a Nicômaco de Aristóteles. Investigaremos suas formas e essências diante as fases da vida e sua contribuição dentro do estado. A amizade surge com o despertar do amor, através de três objetos que distinguem as três formas de amizades; a amizade por prazer, por utilidade e pelo bem. As amizades prazerosas e úteis são acidentes que estão presentes na amizade como uma forma de atributo a substância. São amizades pouco duradoras, que permanecem apenas enquanto houver vantagem sobre algo. Embora haja a desigualdade entre indivíduos, a amizade pode se fazer presente com base em acidentes, onde cada um recebe o valor merecido dos objetos do amor. Ao contrário dos acidentes está à amizade pelo bem, apenas as pessoas boas e virtuosas podem adquirir. O tempo é essencial nesta amizade, é preciso conhecer o outro a partir de sua essência, desejando o mesmo bem que deseja para si. Esse tipo de amizade também pode ser prazerosa e útil, pois tudo que é bom leva o individuo a sentir essa sensação. Na comunidade a amizade une os indivíduos a formarem uma sociedade que se transforma em estado. É a partir da amizade que os legisladores alcançam a concórdia, uma forma de união desejada por todos dentro do estado. Assim vemos que a amizade é necessária à existência humana e dela surgi à união de todas as espécies.
Descrição: DINIZ NETA, A. C. A essência e as formas de amizade na Ética a Nicômaco de Aristóteles, livros VIII e IX. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14087
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ambrozina Correia Diniz Neta.pdf523.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.