Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14088
Título: A filosofia na prática escolar: da acadêmia ao estágio
Autor(es): Rocha, Maria Sani Brilhante da
Palavras-chave: Filosofia
Prática escolar
Currículo escolar
Data do documento: 26-Jun-2017
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas evidências empíricas iniciais. Tendo como ponto de partida o período de estágio, foi verificado que o professor que leciona Filosofia no ensino médio encontra certa dificuldade para obter rendimento satisfatório, bem como estimular o interesse do aluno pela disciplina. É frequente perceber, mesmo em curto espaço de tempo, mediante sua atuação, o incomodo causado entre este e o corpo discente que acompanha as aulas. A partir dessas evidências, o trabalho apresenta a necessidade de investigar maneiras que favoreçam e despertem o desejo pela Filosofia, e assim realizar o aluno como ser pensante, reforçando, portanto, o pensar sobre o ensino de Filosofia e suas concepções educacionais. Igualmente, o trabalho discute de que forma deseja trabalhar a filosofia no ensino médio e porque que fazê-lo. Através dos resultados da presente pesquisa fica evidente a intenção em auxiliar de alguma forma os professores que ministram a disciplina de Filosofia no ensino médio, de modo que se alcance o entendimento da importância desta como ponto essencial na formação dos alunos. O trabalho busca demonstrar, também, a situação em que se encontra a Filosofia, em face da nova reforma, enfatizando a importância que ela representa no currículo escolar.
Descrição: ROCHA, M. S. B. da. A filosofia na prática escolar: da acadêmia ao estágio. 2017. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14088
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Sani Brilhante da Rocha.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.