Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14091
Título: A ética epicurista: a reta compreensão dos Deuses, da morte e dos desejos humanos
Autor(es): Bezerra, Brysa Ferreira
Palavras-chave: Ética
Felicidade
Prazer
Desejos
Data do documento: 31-Jul-2017
Resumo: Epicuro está entre alguns dos sábios pouco compreendidos ou mal interpretados. É muito comum encontrarmos quem confunda seu pensamento, o qual nos ensina uma modalidade de prazer que não é fundida com a disciplina masoquista. Em Epicuro, encontramos uma ética voltada para a busca do prazer. Este é compreendido como ausência de dor e de inquietação (ataraxía), este estado de alma é atingido, segundo seus ensinos, pelo conhecimento e controle dos desejos, dentre outras posturas diante da vida. Essa ética pretende ensinar a evitar ou a suportar a dor, o medo e o sofrimento que sempre estão à espreita. Epicuro, na Carta a Meneceu, aborda a questão da moral, a maneira de como o homem deve encarar a vida, quando procura a felicidade. Essa busca tem um traço que distingue Epicuro de outros filósofos. Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode buscar a felicidade, dedicando-se à filosofia. Destaca-se, então, pelo seu materialismo e empirismo que se articulam à ética. Sua contribuição é apresentar uma ética que nos ensina a cuidar de nossa vida sempre como bem que tem seu acabamento na construção de uma comunidade fundada na amizade.
Descrição: BEZERRA, B. F. A ética epicurista: a reta compreensão dos Deuses, da morte e dos desejos humanos. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14091
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brysa Ferreira Bezerra.pdf579.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.