Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14092
Título: Classes sociais e luta de classes no marxismo
Autor(es): Lima, Ronny Linconn de Brito
Palavras-chave: Marxismo
Luta de classes
Capitalismo
Data do documento: 1-Ago-2017
Resumo: O artigo apresenta a compreensão do marxismo sobre as classes sociais e a luta que se estabelece entre as duas classes que simplificam o confronto na sociedade capitalista: a burguesia e o proletariado. O sistema capitalista para se reproduzir privilegia a classe burguesa que tem o controle dos meios de produção e explora a classe proletária cuja única propriedade é a sua força de trabalho.Essa relação de desigualdade estabelecida no sistema de produção resulta em benefícios privados para os burgueses, pois possibilita que a burguesia se aproprie injustamente do valor excedente na produção das mercadorias. Como o modo de produção capitalista só funciona se for mantida essa desigualdade nas relações de produção, instaura-se uma luta entre as duas principais classes que operam no âmbito das sociedades capitalistas.
Descrição: LIMA, R. L. de B. Classes sociais e luta de classes no marxismo. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14092
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronny Linconn de Brito Lima.pdf538.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.