Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14093
Título: A origem da desigualdade social segundo o filósofo Jean Jacques Rousseau
Autor(es): Pereira, Rostand
Palavras-chave: Desigualdade social
Homem
Sociedade
Filosofia
Data do documento: 26-Jul-2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo a compreensão do surgimento da desigualdade social no pensamento de Rousseau, o qual foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, que teve como base teórica as obras “O Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens” (1755) e “O contrato social” (1750) ambas do filósofo Jean Jacques Rousseau. Para explicar a origem e a evolução da desigualdade social entre os homens, Rousseau faz uma análise hipotética do homem no seu estado de natureza e a partir desta análise, o filósofo fundamenta a sua teoria da ingenuidade natural do homem e a relaciona ao processo de corrupção do homem. O homem em seu estado natural vivia em uma situação de igualdade, apesar das diferenças quanto à idade, força, velocidade, ou mesmo atributos intelectuais, eles estavam em equilíbrio entre si e com a natureza, mas, diante do seu rompimento com a natureza e a sua associação com a vida em sociedade e o surgimento da propriedade privada, o homem perde sua inocência original e passa a ter sentimentos bons e ruins. Assim, o homem é analisado tanto em seu estado natural quanto civilizado, e que a desigualdade social a qual o homem vive é resultado da sociedade.
Descrição: PEREIRA, R. A origem da desigualdade social segundo o filósofo Jean Jacques Rousseau. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14093
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rostand Pereira.pdf661.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.