Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14096
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Rafaela Correia dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T12:14:11Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T12:14:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-07 | - |
dc.identifier.other | 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14096 | - |
dc.description | SANTOS, R. C dos. O desenvolvimento da criança na creche através do lúdio. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Infantil no contexto histórico em geral, busca estratégias que sejam capazes de certificar o desenvolvimento cognitivo, intelectual, biológico, social, físico, cultural e motor da criança do nascimento até os 5 (cinco) anos enquanto frequentadores de pré-escola. A partir desta premissa, investigou-se teoricamente como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento de crianças, quando estimuladas a interagirem com brincadeiras, brinquedos e jogos educativos em ambiente escolar. Desta feita, necessita-se que professores planejem estratégias lúdicas, pois tais atividades permitem a criança desenvolver a linguagem, a partir da interação, ao criar conhecimento próprio. Este trabalho torna-se importante por demonstrar a relevância do lúdico como ação educativa para o fazer pedagógico, em especial nas primeiras etapas da Educação Infantil. Este estudo objetiva analisar a importância da utilização de atividades lúdicas para o desenvolvimento de crianças na pré-escola e suas contribuições, além de conceituar o lúdico, sua relevância e significação para o desenvolvimento infantil. Para fundamentar esta pesquisa, utilizou-se de conceitos, teorias e abordagens de pesquisadores clássicos como Piaget (1974), Vygotsky (1996), Wallon (2010), entre outros. A metodologia está caracterizada como pesquisa bibliográfica, pois analisou livros e artigos, que contextualizaram o objeto de estudo, teórica e historicamente. Contudo, concluiu-se que com as atividades lúdicas, objetivadas e acompanhadas por profissionais capacitados, promovem na criança o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, da socialização, da aquisição de regras, da colaboração com o mundo e com os outros e da capacidade cognitiva e, ainda, que o lúdico não é simplesmente o ato de brincar, mas sim, uma proposta de prática pedagógica que contribui para o desenvolvimento da criança, em especial a criança frequentadora de creche, objeto de estudo desta pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Livânia Beltrão Tavares. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da criança na creche através do lúdico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDFC-TCC - RAFAELA CORREIA DOS SANTOS.pdf | 6.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.