Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14098
Título: A concepção de natureza em Goethe
Autor(es): Rodrigues Neto, José Cândido
Palavras-chave: Análise literária
Natureza
Filosofia
Arte
Data do documento: 14-Fev-2017
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a concepção de natureza em Goethe e apontar alguns dos elementos que compõem tal concepção. Para realizar tal intento, recorreremos a uma pesquisa bibliográfica que tem como referência básica o romance de Goethe intitulado Os sofrimentos do Jovem Werther. Além disto, foram consultados outros textos deste autor com o intuito de se delinear uma relação de sua obra em torno do tema a ser estudado. Também serão utilizadas obras de estudiosos de Goethe como suporte teórico. Esperamos assim, construir uma interpretação em torno de um dos temas centrais do pensamento goethiano: a natureza. A concepção de natureza goethiana foi construída a partir da visão de mundo deste autor, tal concepção perpassa grande parte de seus escritos. Nestes, a natureza se apresenta como uma totalidade orgânica e viva, uma força poética que constrói suas obras a partir da fantasia. Tal concepção destoa da concepção de natureza mecânica presente em grande parte da modernidade, principalmente no período iluminista. Goethe concebe, então, as forças naturais como sendo dotadas de criatividade. Esta natureza poética só pode ser abordada por outro espírito igualmente poético. Assim o observador do mundo natural deve despertar as forças criativas do seu ser para assim manter um intenso contato com a natureza. Esta relação entre indivíduo e natureza também é um elemento recorrente nos textos de Goethe e parece demonstrar que, nesta perspectiva, a natureza só se revela para aquele que escuta a seu chamado, pois como é dito por este autor “todo o saber e ciência não podem acuá-la”
Descrição: RODRIGUES NETO, J. C. A concepção de natureza em Goethe. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14098
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ CÂNDIDO RODRIGUES NETO.pdf580.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.